O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado anualmente em 31 de maio desde 1987. Esse dia foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.


O Brasil tem cerca de 21 milhões de fumantes, o que representa 12% de toda a população, segundo o Ministério da Saúde. Ainda é muito, mas houve avanços consideráveis em relação a 30 anos atrás, quando o percentual de brasileiros tabagistas era de 29%. Por isso, toda e qualquer conscientização sobre o tema é importante.


A OMS aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. No Brasil, são mais de 160 mil mortes anuais que se atribuem ao tabagismo.

Agosto é o mês da conscientização sobre o câncer de pulmão e a campanha #RespireAgosto foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para conscientizar sobre esse tipo de neoplasia, que tem milhões de novos casos por ano e é o tumor que mais mata no mundo. Essa situação é lamentável principalmente porque grande parte dessas mortes são evitáveis, já que a causa mais comum do câncer de pulmão é o tabagismo.


Convidados:

Dr. Jefferson Luiz Gross – Líder do centro de referência de pulmão e tórax A. C. Camargo

Dra. Katia Rodrigues Antunes – Psicóloga A. C. Camargo

Moderadora:

Guta Nascimento – Jornalista

Preencha o formulário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.