15 DE JULHO,

DIA DO HOMEM.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, em 2020, e publicado no Jama Network comparou a eficácia da vigilância ativa em pacientes de diferentes etnias.

O número de afro-americanos que tiveram progressão da doença foi 11% maior do que o de homens brancos que também lidaram com esse problema, durante um período de 7 anos.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.


Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE (2019), 56,10% das pessoas no país se declaram negras.

19,2 milhões se assumiram como pretos e 89,7 milhões se declaram pardos e, para o IBGE, negros são a soma de pretos e pardos.

Se os homens são 49,2% da população brasileira, temos um universo de dezenas de milhões de homens pretos e pardos que precisam realizar exames para diagnóstico precoce a partir dos 45 anos.

Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida e criadora do Novembro Azul, destaca que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo LAL no fim de 2021, a grande maioria dos homens desconhece que a incidência de câncer de próstata em homens negros é maior, somando 86% dos entrevistados, no Brasil, e 93% nos demais países da América Latina

(Argentina, México e Colômbia).

O DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA VIDAS.

#ChegarAntesDoCâncer é possível.

Iniciativa e Realização

Inscreva-se aqui