Assista agora!

O Simpósio “Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem!” é a primeira ação do Movimento criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2021 para engajar adolescentes e suas famílias a aderirem à imunização contra o vírus do HPV que causa diversos tipos de câncer, com destaque para o de colo do útero, que anualmente mata mais de 9 mil mulheres no país. Para este tipo de câncer existe vacina e ela é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Anualmente mata mais de 9 mil mulheres no país, segundo o Global Cancer Observatory, da OMS (Organização Mundial de Saúde).

O Simpósio reunirá especialistas para abordar não só a importância da imunização contra o HPV, mas também para reforçar que o Brasil pode sim, ficar sem câncer por HPV e que para isso, precisamos ir muito além do discurso. É necessário engajar toda a sociedade em prol da prevenção e da saúde para garantir um país livre desse tipo de câncer. Precisamos urgentemente de um Programa de Nação. 

Somado ao Simpósio haverá no dia 10 de dezembro a Iluminação do Cristo Redentor no Rio de Janeiro (RJ), para marcar o início das ações e divulgar a proposta de criação do Dia nacional de Luta Contra o HPV.

Essa iniciativa busca alertar os adolescentes até 14 anos, público-alvo para a vacinação contra o HPV, e seus familiares sobre a necessidade da imunização para que possamos reduzir drasticamente a incidência do câncer de colo de útero no Brasil. A ampla cobertura vacinal é fundamental para mudar o cenário da doença no país.

E para 2022, a nova Campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida “Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem!” ganhará corpo e suas ações terão como foco o público adolescente em todo o país.

E como ninguém faz nada sozinho, o Instituto Lado a Lado pela Vida tem como parceiras, importantes e renomadas instituições que atuarão lado a lado: Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Revista Pais & Filhos e a Frente Parlamentar do Programa Nacional de Imunizações. 

 

Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem!

François Uwinkindi

Médico epidemiologista, gerente da Divisão de Doenças Crônicas Não transmissíveis do Ministério da Saúde de Ruanda.

Marlene Oliveira

Fundadora e Presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

Andressa Simonini

Jornalista e Editora -Executiva da Pais & Filhos.

Eduardo Dias de Souza Ferreira

Procurador Civil do Ministério Público de São Paulo, Professor de Direitos Humanos da PUC/SP, Membro do Departamento de Pediatria Legal da Sociedade de Pediatria de São Paulo. 

Luciana Bergamo

Promotora da Infância e Juventude da Capital / SP. Membro do Departamento de Pediatria Legal da Sociedade de Pediatria

de São Paulo.

Ana Goretti Kalume Maranhão

Médica Pediatra do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Juarez Cunha

Presidente da SBIm nas gestões 2019-2020 e 2021-2022, especialista em pediatria e intensivismo pediátrico pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, membro da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (CGVS/SMS/PMPA). 


Patricia Blanco

Presidente do Instituto Palavra Aberta, idealizador do Educa Mídia, Programa de Educação Midiática e Membro do Conselho Editorial Folha de S.Paulo.

Renato Kfouri

Pediatra Infectologista e Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Mestre pela UNIFESP.

Pedro Westphalen

Médico Ginecologista e Obstetra, Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar do Programa Nacional de Imunizações.

Luis Felipe Blaques Rigler

Estudante do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Liceu Santa Cruz em São Paulo.

INICIATIVA E REALIZAÇÃO

PARCERIAS