29 e 30 | AGOSTO | 2024
29 e 30 DE AGOSTO
CREA DF
CREA-DF
O Instituto Lado a Lado promove uma série de encontros e movimentos relacionados a implementação efetiva da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer
O Global Forum Regional Oncologia Distrito Federal surge como uma oportunidade essencial para a discussão de uma estratégia distrital para a implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Lei nº 14.758/23), a fim de diminuir a incidência de diversos tipos de câncer, contribuindo para a melhoria de vida dos pacientes, garantindo acesso ao cuidado integral, proporcionando acesso igualitário a tratamentos.
Este evento foi promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer do Distrito Federal e pela Câmara Legislativa do Distrito Federal com o apoio de diversos parceiros e instituições que têm em comum, trabalhar pela melhoria da jornada integral dos pacientes com câncer.
Global Forum Regional Oncologia trouxe retrato do cenário do câncer no Distrito Federal
O Instituto Lado a Lado Pela Vida segue à frente dos debates para fortalecer a efetividade da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. No Distrito Federal, são estimados cerca de 7.330 novos casos de câncer por ano, sem contar os casos já diagnosticados.
O segundo Global Forum Regional Oncologia foi realizado em parceria com a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer no CREA-DF nos dias 29 e 30 de agosto, com a proposta de expandir essa iniciativa para outros estados, assim como ocorreu em Minas Gerais. O evento reuniu especialistas, gestores e agentes públicos, com o intuito de promover soluções para o cenário do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS) na região.
Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida, destacou a importância da colaboração: “Ter hoje uma política nacional do câncer é uma conquista construída por muitas mãos. Para avançar ainda mais nessa causa, precisamos estar lado a lado, unidos, com cada um segurando a mão do outro”, afirmou.
No primeiro dia, os debates focaram no cenário do câncer no Distrito Federal e no impacto da nova legislação. Foram discutidos temas como acesso aos serviços de saúde, regionalização, direitos dos pacientes oncológicos e trabalhadores com câncer, exposição a agentes químicos no ambiente de trabalho, prevenção, diagnóstico precoce, tratamentos, nutrição oncológica, navegação de pacientes e financiamento da oncologia.
O segundo dia começou com um debate sobre o processo de regulação de consultas, exames, leitos de UTI, e a qualificação dos serviços de urgência e emergência no DF. Em seguida, lideranças de associações de pacientes oncológicos compartilharam suas perspectivas.
Também ocorreram discussões sobre cirurgia oncológica, o impacto das emoções no tratamento, e a importância da imunização para pacientes com câncer. Uma palestra abordou a reprogramação de pensamentos e emoções para adaptação às mudanças físicas, seguida pela apresentação de um acordo de cooperação internacional entre o Governo do Distrito Federal e o Global Health Catalyst/Hospital Johns Hopkins, focado no fornecimento de insumos e apoio ao tratamento do câncer na região.
O evento contou com uma série de atividades voltadas diretamente aos pacientes, dentre elas, as atividades de vivência e oficinas de autocuidado para os pacientes presentes de diversas associações apoiadoras e público de pacientes em geral.
A colaboração entre especialistas, gestores, parlamentares, instituições da sociedade civil e a população é fundamental para a implementação efetiva da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Distrito Federal.
INICIATIVA E REALIZAÇÃO
INICIATIVA E REALIZAÇÃO
PATROCÍNIO
APOIO INSTITUCIONAL
PARCERIA
APOIO